Onicomicose (micose na unha)

Onicomicose, conhecida popularmente como micose na unha, é uma infecção causada por fungos. Seus sintomas costumam ser mais de origem estética do que clínica, sendo o escurecimento e o espessamento da unha os sinais mais comuns.

As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, dentro dos calçados, favorece seu crescimento.

A Onicomicose não é uma doença fatal, mas pode causar dor, desconforto e destruição da unha, levando a efeitos emocionais importantes, que podem ter um impacto significativo na qualidade de vida.

A queratina (substância que forma as unhas) é o “alimento” dos fungos. Em dias de calor, os pés calçados podem passar várias horas seguidas cobertos e úmidos pelo suor e é tudo que um fungo deseja para se proliferar.

Além disso, os dedos dos pés estão no ponto do corpo mais distante do coração, não sendo tão bem vascularizados com os dedos da mão. Deste modo, os anticorpos e as células de defesa do organismo não chegam às unhas dos pés com tanta facilidade quanto a outros pontos do organismo.

Alguns fatores de risco para Onicomicose são:

– Diabetes mellitus
– Idade avançada
– HIV
– Uso de drogas imunossupressoras
– Problemas imunológicos
– História familiar de onicomicose
– Psoríase
– Problemas de circulação sanguínea dos membros inferiores

Visite a nossa clínica para saber qual o melhor tratamento para o seu caso.

Seu nome:
Seu e-mail:
Seu blog:
Mensagem:


Contato
92 3234-3436 / 92 99194-4442
ciadospes3@hotmail.com

Atendimento
Segunda a Sexta: 08:00h às 18:00h
Sábado: 08:00h às 16:00h

Endereço
Rua Rio Madeira, n. 13, Vieiralves
Manaus/Am